domingo, 15 de setembro de 2013

Notas: Cítricas

Em perfumaria, descrevemos as fragrâncias cítricas como um todo (ou grupo) formado de frutas cítricas, que em homenagem às Hespérides - ninfas da mitologia grega, são também chamadas de hesperides em inglês. Este grupo é composto pelas frutas cítricas, ou por matérias-primas que possuem um aroma do tipo cítrico (exemplificando: a verbena e lemongrass), sendo que alguns deles estão entre os ingredientes mais antigos usados na perfumaria ao lado de resinas.

As variações mais modernas, como pomelo, grapefruit, yuzu e hassaku, são desenvolvimentos relativamente recentes na área de extração de matérias-primas.

As essências cítricas são obtidas através da pressão, geralmente a frio na maioria dos casos para preservar a sua frescura inerente. O óleo de Petitgrain (ou laranja amarga) é uma exceção, pois sua extração é feita através da destilação a vapor dos galhos e folhas da árvore.

As fragrâncias cítricas possuem uma qualidade refrescante e de uma certa forma, efervescente. Uma nota de saída que costuma provocar nosso nariz e trazer muito prazer. Elas também possuem uma qualidade muito positiva, ajudando a limpar a mente e trazer alegria com uma sensação de estarmos num dia ensolarado e otimista; emprestando um ar de elegância e limpeza.

A Bergamota é um elemento especialmente integrante da fórmula clássica das águas de colônia. Notas cítricas são clássicas companheiras as mais tenazes das notas florais e resinosas em fragrâncias orientais, e também fazem uma ótima combinação em acordes frutados, cortando o efeito açucarado, injetando acidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...